28 de dez. de 2009

IMAGEM CORPORAL

A história da imagem corporal iniciou-se no século XVI, na França, com o médico e cirurgião Ambroise Paré, que percebeu a existência do membro fantasma, caracterizando-o como a alucinação de que um membro ausente estaria presente. Três séculos depois, Weir Mitchell, da Filadélfia (EUA), demonstrou que a imagem corporal (sem se referir ao termo ‘imagem corporal’) pode ser mudada sob tratamento ou em condições experimentais (GORMAN, 1965).
A escola francesa também deixou sua contribuição com os estudos de Bonnier, o qual, em 1905, descreveu um distúrbio em toda imagem corporal como ‘esquematia’ (distorção do tamanho das áreas corpóreas). Todavia, a maior contribuição nesta área foi dada por Paul Schilder.

Schilder considera a imagem corporal um fenômeno multifacetado. Em suas investigações, “ele analisou a imagem corporal não apenas no contexto do orgânico, mas também na psicanálise e na sociologia” (FISHER, 1990, p. 8).
Em sua definição de imagem corporal, diz que “a imagem corporal não é só uma construção cognitiva, mas também uma reflexão dos desejos, atitudes emocionais e interação com os outros” (ibidem).
Uma de suas mais importantes reflexões consistiu na introdução da idéia de que a imagem do corpo não possui apenas fatores patológicos: os eventos diários também contribuem para sua construção (BARROS, 2005).