11 de jan. de 2010

ESTABILIZAÇÃO DO TRONCO – A “Casa de Força” ou “Centro”

A Casa de Força

É composta por cinco grandes grupos musculares de acordo com a região onde se encontram.
São citados e descritos como músculos da região abdominal, o reto, o transverso e os oblíquos internos e externos do abdome. Constituindo a parede abdominal posterior ou região lombar são descritos os eretores e os transversos espinhais, os multífidos e o quadrado lombar.
O grupamento extensor do quadril é composto pelos músculos glúteo máximo, isquiostibiais e a porção extensora do adutor magno. Os flexores do quadril compreendem os músculos iliopsoas, retofemoral, sartório e tensor da fáscia lata.
A região do assoalho pélvico abrange os músculos transversos superficial e profundo do períneo, e o levantador do ânus, que compreende as porções iliococcígea, pubococcígea e puborretal (BEZERRA et al., 2001; BEAN, 2002; APARÍCIO, PÉREZ, 2004; MUSCOLINO, CIPRIANI, 2004).
Existem evidências de que os músculos do assoalho pélvico, o transverso abdominal (TrA) e o diafragma, quando co-ativados geram tensão nos elementos constituintes da casa de força, reforçando a função do controle postural da coluna vertebral (HODGES, 2004; SPASFORD, 2004).

Categorias musculares

De acordo com suas características anatômicas, biomecânicas e fisiológicas, os músculos podem ser divididos em duas categorias: estabilizadores ou tônicos e mobilizadores ou fásicos (RICHARDSON, 1992 apud NORIS, 1999; BIENFAT, 1995).
Gibbons e Comerford (2001) classificam os músculos em estabilizadores globais, estabilizadores locais e mobilizadores.
Os estabilizadores são descritos como monoarticulares, profundos de contração excêntrica para o controle de movimento.
Os mobilizadores são biarticulares ou multissegmentais, superficiais e trabalham essencialmente para aceleração do movimento e produção de força.
O reto abdominal e as fibras laterais do oblíquo externo podem ser considerados como os principais mobilizadores, enquanto os oblíquos internos e o TrA são os maiores estabilizadores dos movimentos do tronco (NORIS, 1999).
Os estabilizadores primários são os músculos que não produzem movimento articular significativo, como os multífidos e o TrA. Os estabilizadores secundários, tais como os oblíquos internos têm uma excelente capacidade estabilizadora, mas, além disso, produzem movimento articular (NORIS, 1999).

Estabilização Pélvica

Os músculos que contribuem para a estabilização da cintura pélvica são divididos em dois grupos importantes: unidade interna e unidade externa (LEE, 2001).

UNIDADE INTERNA
UNIDADE EXTERNA

SISTEMA OBLÍQUO POSTERIOR

SISTEMA OBLÍQUO ANTERIOR

SISTEMA OBLÍQUO LATERAL

SSTEMA LONGITUDINAL PROFUNDO

OBS: Imagens extraídas de LEE (2001)