25 de abr. de 2013



Método Pilates®

Um breve histórico


Fig. 1 Joseph Hubertus Pilates (1883-1967)

O método Pilates® é um sistema de exercícios criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1883-1967) a partir da união dos princípios filosóficos e das técnicas de movimento orientais, como o Yoga, e de métodos ocidentais de educação corporal como a pedagogia de dança de Rudolph Laban e a ginástica médica de P.H. Ling(1,2,3).
O idealizador do método Pilates® nasceu na cidade alemã de Mönchengladbach. Foi uma criança frágil, portadora de asma, raquitismo e febre reumática; quando jovem desenvolveu exercícios para melhorar a própria aptidão física. Tornou-se ginasta, esquiador, mergulhador e boxer em busca de superar suas deficiências. Na Primeira Guerra Mundial, em 1914, foi exilado para uma ilha na Inglaterra onde trabalhou como enfermeiro num hospital para mutilados e investigou formas de reabilitar as vítimas da pandemia de gripe influenza em 1918. Neste cenário, inseriu o uso de molas conectadas ao leito hospitalar e desenvolveu o aparelho conhecido como cadilac ou trapézio(4-9). Joseph Pilates criou uma série de exercícios que poderiam ser praticados em ambiente controlado e com assistência das molas(9).
Nos anos 20, Joseph Pilates inaugurou um estúdio de condicionamento físico em Nova York, E.U.A, e sua técnica foi difundida entre a comunidade de dança, tendo como foco a reabilitação de lesões musculoesqueléticas em bailarinos.  Faleceu aos 87 anos, sem deixar herdeiros. Na década de 1970, Romana Kryzanowska, a aluna mais dedicada de Joseph, assumiu o estúdio e a função de dar continuidade ao trabalho do mestre(9).
Ainda na década de 1960, instrutores-discípulos da primeira geração ensinada por Joseph Pilates abriram seus próprios estúdios, entre eles Carrola Trier, Ron Fletcher, Kathy Grant, Lolita San Miguel, Eve Gentry e Bruce King. O método Pilates® chegou ao Brasil nos anos 90 através da iniciativa de Alice Becker Denovaro, primeira brasileira a se certificar para instrução do método(9).
Atualmente o método Pilates® é parte integrante do instrumental de trabalho de fisioterapeutas e educadores físicos. O fisioterapeuta tem neste método, uma importante ferramenta de intervenção cinesio-mecanoterapêutica no tratamento e prevenção de disfunções musculoesqueléticas visando à reeducação funcional.
A produção literária de Joseph Pilates consiste em dois livros elaborados com a colaboração de seu amigo William John Miller, o primeiro em 1934, Your Health, que é um compêndio da sua filosofia, e outro em 1945, Return to life through contrology, que aborda os exercícios de solo(4-8)

Referências
1.     Gallagher SP, Kryzanowska R, editors. The complete writings of Joseph H Pilates. Philadelphia: BainBridgeBooks; 2000.
2.     Latey P. The Pilates method: history and philosophy. J Bodyw Mov Ther. 2001; 5(4):275-82.
3.     Friedman P, Eisen G. The Pilates method of physical and mental conditioning. New York: Viking Studio; 2005.
4.     Lange C, Unnithan V, Larkam E, Latta P. Maximizing the benefits of Pilates-inspired exercise for learning functional motorskills. J Bodyw Mov Th er 2000;4(2):99-108.
5.     Bean M. History and practices of Pilates. ACSM´s Certified News 2002;12(3):6-7.
6.     Ruby CR. Bust stress with Pilates principles. IDEA Fitness Journal 2004;97-99.
7.     Aparício E, Péres J. O autêntico método Pilates: a arte do controle. São Paulo: Planeta; 2005.
8.     Craig C. Pilates com a Bola. 2ed. São Paulo: Phorte; 2005.
9.     O grande livro de Pilates. [editora Andréa Calmon]. São Paulo: On line, 2011.